fbpx
Bora Viajar 4 Cantos | Holambra e Atibaia: Flores e morangos nas maiores festas do interior
15804
post-template-default,single,single-post,postid-15804,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,transparent_content,qode-theme-ver-17.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5,vc_responsive

Holambra e Atibaia: Flores e morangos nas maiores festas do interior

Holambra e Atibaia: Flores e morangos nas maiores festas do interior

Holambra, uma simpática cidade com aproximadamente 140km de distância da capital paulista, é uma antiga colônia holandesa no Brasil, sendo considerada a cidade das flores. A analista de operação da Voyager Club, Ana Claudia Farias Coelho, explica que Holambra é denominada desta forma justamente por ser uma das maiores produtoras de flores do Brasil. “É uma típica cidade do interior de São Paulo, com clima romântico e charmoso. A influência holandesa é perceptível na gastronomia e na arquitetura da cidade, que ganha vida e alegria durante a festa das flores, considerada uma das maiores festas de São Paulo”.

Holambra também reúne a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, com a exposição de arranjos florais, mostra de paisagismo e chuva de pétalas, a renomada Exploflora. Além dos doces típicos holandeses, o evento conta com uma megaestrutura: vários restaurantes, minicidades e apresentações de danças típicas. “No final do dia ocorre a emocionante explosão de flores, que traz uma sensação inexplicável para quem está embaixo recebendo uma chuva de pétalas. A festa é encantadora”, explica Ana Claudia.

Outro local que envolve os participantes com uma bela mostra de flores e plantas da região, além dos famosos morangos, é Atibaia, município com cerca de duas horas de São Paulo. Os participantes da tradicional Festa das Flores e Morangos podem apreciar a fruta natural ou na composição de sucos e sobremesas vendidos na comemoração. “Atibaia é uma cidade bucólica, com clima ameno durante o ano. Neste local acontece a festa das flores e do morango sendo o maior evento realizado na cidade, que atrai milhares de turistas”, diz a analista de operação. A Festa das Flores e Morangos também conta com apresentações culturais ao longo do dia, música, gastronomia de vários lugares, belas decorações com flores e morangos, além de muitas opções de compras.

A vida noturna em ambas as cidades é movimentada com bares e restaurantes charmosos. Em Holambra o visitante encontra muitos pratos típicos da Holanda, justamente por ser uma cidade de imigrantes holandeses. Já em Atibaia tem muita referência a comida e a cultura japonesa.

Ana Claudia afirma que a melhor época de visitar as cidades é durante as festas, que ocorrem entre o final de agosto até o final de setembro. “Como todo grande evento, os locais apresentam boa infraestrutura, conseguindo atender muito bem a todos os turistas que participam”, relata. Uma das recomendações da analista de operação da Voyager Club é que como as cidades costumam ficar muito cheias durante esse período, o recomendável é se hospedar em cidades vizinhas, como Águas de Lindóia, podendo também aproveitar o passeio em outra charmosa cidade.