fbpx
Bora Viajar 4 Cantos | Caribe – Várias versões e destinos exuberantes
15758
post-template-default,single,single-post,postid-15758,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,transparent_content,qode-theme-ver-17.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5,vc_responsive

Caribe – Várias versões e destinos exuberantes

Caribe – Várias versões e destinos exuberantes

Situado entre a América do Sul e a América do Norte, e englobando o leste da América Central, o Caribe é composto por diversas ilhas e ilhotas que constituem países, colônias além de outros territórios. A diversidade cultural é uma das principais características da região que passou períodos de colonização de países de diferentes línguas e costumes.

O Mar das Caraíbas, como é conhecido o mar caribenho, possui uma extensão de 2.754.000 km² que em contato com o continente e ilhas forma belíssimas praias de águas cristalinas e areias brancas.

O mais legal do Caribe é a grande variedade de opções que seus destinos oferecem. Desde locais calmos ideais para descansar a destinos animados e com vida noturna agitada. Possibilidades de conhecer as culturas locais como a cidade Maia em Tulum na península de Yucatán, no México ou o voodoo jamaicano. Se aventurar em mergulho com baleias na República Dominicana, andar de caiaque em Porto Rico e rapel entre cânions na Dominica. Cada local oferece uma diversidade incrível com a certeza de paisagens exuberantes.

Quando ir?

Por estar localizado em uma região central, próximo à Linha do Equador, o Caribe possui um clima mais quente durante todo o ano. Porém, algumas leves oscilações podem ser notadas em algumas épocas.

Uma preocupação muito comum aos turistas é sobre a temporada de furacões. Geralmente, o período ocorre durante o verão no Caribe (entre agosto e novembro), com maior incidência de chuvas e com chances maiores de tempestades. Além do período, vale ficar de olho na rota dessas tempestades e furacões, pois nem todos os destinos sofrem com este problema. Apenas a região central e norte do Caribe, além do Golfo do México e Flórida costumam ter incidência de furacões.

Caribe Norte-Americano


Menos conhecido no Brasil que os demais destinos do Caribe, a versão americana é conhecida como Florida Keys e dividida em cinco áreas: Key Largo, Islamorada, Marathon, Big Pine e Lower Keys, e Key West. O arquipélago é conectado a partir de uma única via de 161 quilômetros conhecida como Overseas Highway.

Apesar de toda beleza, belas paisagens e diversão, as áreas possuem características especiais. Key Largo, por exemplo, é conhecida pelos praticantes de ecoturismo, com passeios de caiaque, mergulhos de snorkel. Já Islamorada é reconhecida como a capital mundial da pesca esportiva.

Já Marathon é o local onde o filme do golfinho “Flipper” foi filmado. Destaque para a famosa ponte Seven Mile que dá a impressão de estar flutuando sobre as águas. Em Big Pine e Lower Keys vale a pena visitar o Bahia Honda State Park (Parque Estadual Bahia Honda) que abriga uma das mais belas praias locais.

Por último a região mais ao sul do continente, Key West. Um local deslumbrante que pode ser explorado a pé ou de bicicleta. Repleto de atrações como pubs, teatros, museus e galerias. O escritor americano Ernest Hemingway morou no local por oito anos. Por ser uma região com possibilidades de incidência de furacões, é indicado evitar viagens entre os meses de agosto e outubro.

Caribe Mexicano


Ao contrário do destino norte-americano, o Caribe do México é mais conhecido pelos turistas brasileiros. Conhecido pela variedade de atrações desde passeios e mergulhos a noites agitadas e eventos bombados, a região conhecida como Riviera Maya recebe viajantes de todo o mundo e com diversas motivações.

Dentre os locais mais badalados estão Cancún, Playa del Carmen e Cozumel entre outros. Com uma maior probabilidade de dias ensolarados, é recomendado programar a viagem entre os meses de dezembro e maio.

Cancún é a mais conhecida entre as cidades acima. A primeira dica para aproveitar ao máximo o local é planejar bem a viagem. Por conta das várias possibilidades locais, é importante ter um cronograma pensado com antecedência. A primeira delas é, sem dúvidas, conhecer o Chichén-Itzá, sítio arqueológico considerado uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo. Outra opção para conhecer a cultura maia é o sítio arqueológico de Tulum. Já para os apaixonados por natureza, conhecer os cenotes, poços de águas cristalinas formados por rios subterrâneos. Além disso, a ilha Isla Mujeres é uma opção paradisíaca ideal para relaxar ou curtir mergulhos e festas em barcos.

Um pouco mais ao sul de Cancún está a cidade de Playa del Carmen. Repleta de beach clubs, parques e passeios, o local possui também a Quinta Avenida, com lojas, bares e restaurantes agitados. A partir do píer de Playa del Carmen é possível chegar de barco a outro local imperdível do México, a ilha de Cozumel. Repleta de belíssimos corais, a ilha é famosa pelos seus pontos de mergulho.

Caribe América Central


Colonizados por diferentes países europeus, as ilhas caribenhas da América Central oferecem atrativos e riquezas culturais que vão muito além da língua falada nos locais. São inúmeras ilhas que constituem países, colônias e territórios banhados pelo mar caribenho.

Como o espaço é curto, vamos apenas citar algumas delas. A começar por Aruba e suas praias exóticas e mares com diversos tons de azul. Lugar ideal para relaxar e curtir as águas cristalinas e tranquilas.

Situada na República Dominicana, Punta Cana possui 8 quilômetros de praias de areias brancas e recheada de cartões postais. Com condições ideais para esportes como kitesurf, windsurf, mergulhos e caiaque, o local possui também uma rede hoteleira incrível.

Já Curaçao é uma ilha colonizada por holandeses. Repleta de cores, a capital Willemstad é considerada um pedacinho da Holanda em plena América Central. O local está a 70 quilômetros da Venezuela e é considerado um dos destinos caribenhos mais acessíveis para brasileiros.

Além delas, se destacam também Barbados, o país mais oriental do Caribe, Anguilla, território britânico com 33 praias, Jamaica com sua cultura especial, Cuba, Bahamas entre várias outras.

Caribe Sul-Americano


O Mar das Caraíbas também banha uma região da América do Sul constituindo locais incríveis no litoral. Países como Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa oferecem opções de praias deslumbrantes e acessíveis aos brasileiros.

Os destinos mais conhecidos são Cartagena e San Andrés, na Colômbia. Com uma rica história, os locais são conhecidos pela hospitalidade e belezas naturais. Cartagena com suas construções locais e a muralha, enquanto San Andrés é um verdadeiro paraíso com passeios mais acessíveis.

Já na Venezuela, fica a cidade de Los Roques, conhecida por abrigar cerca de 50 ilhas com lindas paisagens. Com uma visibilidade perfeita para os amantes do mergulho, os destaques são Boca de Cote, Las Salinas e La Guasa.