fbpx
Bora Viajar 4 Cantos | Aromas, sabores e uma Amazônia diferente
15745
post-template-default,single,single-post,postid-15745,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,transparent_content,qode-theme-ver-17.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5,vc_responsive

Aromas, sabores e uma Amazônia diferente

Aromas, sabores e uma Amazônia diferente

Considerada a segunda cidade mais populosa da região Norte, Belém do Pará é a principal cidade da maior região metropolitana da Amazônia. Apesar do processo de revitalização que vem passando, a capital paraense mantém as suas características originais, com os centros históricos.

Um dos principais pontos turísticos da cidade é o mercado Ver-o-Peso, considerada uma das maiores feiras livres da América Latina. Com uma mistura de arquitetura e paisagismo, com uma série de construções históricas, é possível encontrar no local diversos produtos, principalmente os mais exóticos da região. O local também é inspiração para festivais gastronômicos. Para o especialista em viagens Ronaldo Faria, Belém do Pará é uma cidade especial com tudo que há de melhor: peixes, molhos, frutas, entre outros.

“Os pratos típicos, como o tacacá e maniçoba, assim como os sorvetes especiais são um dos diferenciais locais, que tornam a cidade uma referência como polo gastronômico”.

Belém do Pará é muito conhecida pela maior procissão católica do país e do mundo, o Círio de Nazaré, celebrada há mais de 200 anos, reunindo aproximadamente 2 milhões de romeiros em uma caminhada de fé pelas ruas da capital. O evento acontece anualmente, sempre no segundo domingo de outubro, saindo da Catedral de Belém, seguindo até a Praça Santuário de Nazaré, local onde a imagem da Nossa Senhora fica exposta durante 15 dias. “Por ser a principal festa, evento religioso, a cidade abriga muitos turistas. É preciso se organizar com antecedência e fazer a reserva em um hotel, que próximo da data ficam superlotados, sem disponibilidade”, explica Ronaldo Faria.

Para os amantes da natureza, os passeios de barco pela parte insular da cidade são uma excelente opção para os visitantes, com as suas 39 ilhas espalhadas. O passeio de bondinho também é um atrativo para os turistas, sendo possível ter uma vista panorâmica da cidade. O passeio de bondinho também é um atrativo para todo tipo de turista, sendo possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade, além de uma agradável experiência.

Os visitantes interessados em esticar o dia podem aproveitar os bares noturnos da estação, provando cervejas artesanais e tira gostos regionais, além de pontos para dançar o carimbó, dança típica da região.

CURIOSIDADE

A Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, localizada no centro de Belém, é conectada à Praça Santuário, local em que é finalizada a procissão do Círio de Nazaré. Segundo a tradição católica, neste ponto existia um igarapé, ou riacho, em que o caboclo Plácido encontrou a imagem de Nossa Senhora, dando início a devoção mariana na cidade e estado.